O que é NOC? Que vantagens eu tenho ao implantar em minha empresa?

NOC

Um termo que tem ganhado destaque como uma boa prática para TI é NOC, que significa Network Operation Center, Centro de Operações de Rede, em inglês.

Por definição é um local onde se realiza o monitoramento e gestão dos eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos de TI. Ativos de TI são os computadores, roteadores, gateways, etc. Essa equipe atua de forma preventiva e proativa com o objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

O NOC vai além de apenas monitorar, ele é responsável pela execução de scripts para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI entre outras atribuições.

Essa prática já é bem difundida em grandes corporações, mas vem tornando-se muito popular entre as pequenas e médias empresas uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Através do NOC diversas informações são extraídas dos ativos de TI, a análise destas informações proporciona prever necessidades de investimentos ou falta de capacidade da infraestrutura atual, agindo preventivamente o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz o downtime dos serviços e aumenta a satisfação dos usuários.

Um NOC pode operar em escala de 24 horas; em empresas onde a disponibilidade dos sistemas é essencial para o negócio, a implantação de um NOC torna-se imprescindível.

O NOC pode ser interno ou terceirizado, o modelo terceirizado é substancialmente mais barato que a implantação de um NOC interno, outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna de TI em assuntos estratégicos para o negócio, quando o ambiente de TI é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna de TI passa a dispor de mais tempo para se dedicar ao negócio e levar mais inovação à empresa.

Com o NOC, é possível monitorar diversos ativos de rede:

  • Servidores

  • Storages

  • Switches

  • Roteadores

  • Ar-Condicionados

  • AP´s Wireless

  • Centrais telefônicas

  • NoBreaks

Quais informações são capturadas?

  • Paradas de equipamentos

  • Oscilação de serviços

  • Status de serviços de ERP, CRM, E-mail, etc…

  • Links congestionados

  • Links parados

  • Erros de aplicação

  • Temperatura de data center

  • Entre outros

Em resumo, pode-se monitorar qualquer equipamento que possua IP.

As informações que são monitoradas podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada ambiente, tornando o monitoramento mais assertivo e eficiente.

QUAIS AS VANTAGENS?

AÇÕES PREVENTIVAS

A implementação de um departamento de NOC melhora consideravelmente a disponibilidade dos ativos de TI, uma vez que ações preventivas são tomadas antes que um problema maior ocorra, visando sempre a estabilidade do ambiente de TI.

Exemplos Práticos:

 

Um servidor de arquivos está com seu espaço em disco com 90% de utilização. O técnico de NOC entrará em contato com o cliente para informar o problema e, em conjunto, elaborar um plano de ação para liberar espaço e prevenir uma parada no serviço.

Uma rotina de backup que roda de madrugada apresentou falha. Na mesma madrugada o técnico de NOC acessa o servidor, corrige a falha e reinicia a rotina.

MELHORIA NA DISPONIBILIDADE

 

Uma grande vantagem na implementação de um NOC é a melhoria no SLA de disponibilidade. Com ações preventivas os problemas que causariam indisponibilidade são evitados, tornando o ambiente de TI muito mais estável. Muitas empresas possuem metas específicas de SLA para “medir” o departamento de TI, em geral 99,9%. A disponibilidade pode ser observada na tabela abaixo:

 

Disponibilidade (%) Total de Horas/Ano Total de Horas Indisponíveis/Ano
90% 8760 horas 876 horas (36,5 dias)
95% 8760 horas 438 horas (18,3 dias)
99% 8760 horas 87 horas (3,6 dias)
99,9% 8760 horas 8,76 horas
99,99% 8760 horas 52,56 minutos
99,999% 8760 horas 5,3 minutos
× Como posso te ajudar?